Aprenda a programar – Parte 2

Ok, das duas uma: Ou você pulou a parte de desenvolvimento web ou agora você manja mesmo de html, Css e JavaScript.

Então você quer desenvolver um programa completo, com interface gráfica e tudo? Estas são as linguagens que você pode aprender:

1 – Delphi

Essa é a primeira linguagem que aconselho você a aprender se o seu foco é interface gráfica. A linguagem de programação Delphi, baseada em Pascal, na minha opnião não é muito elegante. Eu não gosto da sintaxe dessa linguagem. Mas ela é fácil de aprender e o ambiente de criação da interface gráfica é bem intuitivo. É possível fazer um programa completo usando o mínimo de código possível, e há muito material disponível na internet.

Infelizmente, o IDE Delphi é pago. Mas existe uma alternativa OpenSource, o Lazarus. Você pode baixar no site oficial: http://www.lazarus-ide.org/

Apostilas Delphi:
http://www.oficinadanet.com.br/apostilas/98/delphi
http://www.apostilando.com/sessao.php?cod=13 (É necessário cadastro)

2 – Visual Basic

Você tem outra opção, aprender Visual Basic. Você pode baixar o Visual Studio e já sair programando em Visual Basic. Você pode me chamar de chato, mas pessoalmente também não gosto dessa linguagem. Mas ela é fácil de aprender e você pode fazer qualquer coisa que faria em Delphi. Você praticamente não precisa comprar nada para programar em Visual Basic. Apenas baixe a versão do Visual Studio Express compatível com o seu computador e saia programando.

Baixar Visual Studio:
Visual Studio 2005 (Windows XP)
Visual Studio 2013 (Windows 7 e superior)

Apostilas de Visual Basic:
http://www.apostilando.com/sessao.php?cod=23

3 – Python

Esta é, sem dúvida a minha linguagem de programação favorita, e na opnião de muitos, a linguagem nº 1 para aprendizado. Mas por que ela veio em terceiro lugar se ela é tão fácil de aprender? Ao contrário de Visual Basic ou Delphi, Python é interpretado, não compilado. Isso quer dizer que ao invés de gerar executáveis, o seu script será rodado pelo interpretador Python toda vez que você executar.

Isso quer dizer que é impossível criar executáveis Python? Não! Você pode usar o módulo pyInstaller para criar executáveis. Ele irá embutir o próprio interpretador e todos os módulos necessários para rodar o seu script sem precisar instalar o Python no computador do usuário!

Existe outro porém, não há um ambiente fácil de usar como o Delphi ou o Visual Studio para criar interface gráfica. Mas há diversos módulos que permitem criar interface gráfica, sendo o principal o Tkinter, que é nativo da linguagem. Para criar interface gráfica será necessário escrever mais código, mas não é tão mal assim.

Uma diferença do Python para Delphi e Visual Basic é que, como PHP você não precisa especificar o tipo das variáveis, então é mais simples de programar.

Referências:
Site oficial do Python
Tutorial básico de Python
Python orientado a objetos
Tutorial de Tkinter

Conclusão

Então qual linguagem aprender? Aprender linguagens nunca é demais. A melhor dica que posso dar é: Aprenda todas e escolha a que você melhor se habituar. Mas se ainda quiser uma sugestão, aprenda Python.

Mas e depois? Eu achei este excelente artigo que dá dicas de linguagens que você deve aprender: 10 Linguagens de Programação que Você Deveria Aprender!

Por hoje é só! Comentários e sugestões são bem-vindas!